Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HOSPITAL GERAL DE CURITIBA
Início do conteúdo da página
identidade digital de governo

HOSPITAL GERAL DE CURITIBA

125 ANOS DE SAÚDE E BEM-ESTAR PARA A FAMÍLIA MILITAR!

  • Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 20h51
  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 20h51
  • Última atualização em Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 16h14

 Seja bem-vindo!

A história do Hospital Geral de Curitiba tem sua origem com a instalação da enfermaria militar da Guarnição do Paraná em 1º de junho do ano de 1862, com sede na antiga Praça da República, quando da reestruturação do Expercito em Distritos Militares para atender o expressivo efetivo mobilizado para recém criada Província do Paraná.

Após mais de duas décadas de efetivos serviços, a Enfermaria Militar ascendeu à categoria de Hospital Militar de 2ª Classe do 5º Distrito Militar do Praná, pela ordem do dia º 62, da Repartição de ajudante General, do ministério da Guerra, de 10 de maio do ano de 1890, que publicava o Decreto nº 307, de 07 de abril de 1890 de aprovação do Regulamento para o Serviço Sanitário do Exército, na qual constava a criação do referido nosocômio.

No período de 1893 a 1895, durante a Revolta da Armada, o Hospital teve participação efetiva no atendimento das vítimas daquele conflito. Outro momento relevante de sua história ficou registrado durante a Guerra do Contestado, 1914-1915, quando foi utilizado como Hospital de Evacuação, em apoio às operações desdobradas naquela Região.

HGeC

Já em 1924, devido ao aumento do efetivo militar da Guarnição de Curitiba, decidiu-se pela construção de uma estrutura hospitalar de maior porte à qual denominou-se Hospital Militar de Curitiba, situado na Praça Mal Alberto Ferreira de Abreu s/nº, onde permanece até hoje. Em 1953, devido ao grau especialização técnica alcançado, passou, na cadeia de evacuação do Serviço de Saúde, à categoria de Hospital Geral de Curitiba. Desde então, sofreu importantes reformas para ampliação de suas instalações, dentre as quais destacamos, em 1956, do Pavilhão principal e, em 1982, de um moderno edifício para atender sua demanda ambulatorial.

Ao longo da sua história, o Hospital participou, ainda, das Revoluções de 1924, por ocasião das manifestações do Tenentismo e de 1930 e 1932, onde os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamante, se levantaram contra o Poder Central. Dentre as ações cívico-sociais realizadas, destacou-se junto à população civil durante funesta pandemia de gripe que grassou os estados do Paraná e Santa Catarina em 1918.

Nesse período da sua evolução técnico-administrativa foi conduzido por mais de 50 Diretores, de diferentes postos hieráquicos, que souberam, com responsabilidade e proficiência, traze-lo aos dias atuais com um nível de competência assistencial reconhecidamente aceito pela família militar.

Hoje, o Hospital Geral de Curitiba, detém uma série de serviços de alta complexidade técnica para atender a crescente demanda de usuários do SAMMED vinculados à 5ª Região Militar. Apesar de suas instalações antigas, eivadas da história so século passado, o HGeC conta com um patromônio atual rico e fértil de ideias e vontade de servir, que é seu pessoal.

 

registrado em:
Assunto(s): Internet , comunicação
Fim do conteúdo da página