Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Hospital Geral de Curitiba (HGeC): 132 anos de história

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 16h43 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 17h29


Foto: Jackson Mendes

Da Praça Rui Barbosa ao coração do Bairro Batel, o Hospital Geral de Curitiba (HGeC) comemora neste 7 de abril de 2021 132 anos de história. Passado, presente e futuro conectados a um só propósito: cuidar da saúde da família militar.

Localizado em frente à Praça Marechal Alberto Ferreira de Abreu e também com entrada pela Av. Vicente Machado, ocupa uma área aproximada de 24.000m² e conta com um efetivo de cerca de 450 militares e 24 servidores civis. Destacam-se entre os setores com maior fluxo de movimento, o ABAS (Atendimento Básico de Saúde), PAMO (Pronto Atendimento Médico e Odontológico), Ambulatório, Oncologia, UTI, Enfermarias, Odontologia, Laboratório, Radiologia, Centro Cirúrgico, Fisioterapia e diversas outras especialidades. O HGeC é subordinado à 5ª Região Militar do Exército Brasileiro.

A data de 7 de abril remete à aprovação do Regulamento do Serviço Sanitário do Exército, pelo decreto N° 307, de 1890, e a decorrente criação do Hospital Militar de 2ª classe do 5º Distrito Militar do Paraná. Porém, as origens do HGeC remontam à criação da “Enfermaria Militar do Corpo de Guarnição do Paraná”, em 1º de julho de 1862, surgida para atender ao aumento expressivo dos efetivos locais oriundos da reestruturação do Exército em distritos militares. 

Instalado inicialmente na antiga Rua Aquidaban, atual Rua Emiliano Perneta, o hospital foi transferido ainda em 1890 para um prédio na antiga Praça da República, hoje Praça Rui Barbosa, lá permanecendo por mais de 30 anos. Nesse período, participou ativamente no atendimento às vítimas dos conflitos ocorridos na região, como a Revolta da Armada (1894), a Guerra do Contestado (1912-1916) e o Movimento Tenentista (1930-1932), destacando-se, ainda, no atendimento à população civil durante as epidemias de cólera e gripe espanhola de 1918.



O crescente aumento dos efetivos na Guarnição levaria à aquisição de um novo terreno e à construção de uma edificação mais moderna, em estrutura pavilhonar, conforme a orientação arquitetônica da época. Assim, surgia em 2 de junho de 1924, com a nova reestruturação do Serviço de Saúde do Exército, a mudança de nome para Hospital Militar de Curitiba, construído num terreno de 24.000m², limitado na época entre as ruas Vicente Machado (hoje Avenida), Francisco Rocha, Teixeira Coelho e Gutemberg, no Bairro do Batel, cuja localização permanece até os dias de hoje.



Subordinado àquela época à 5ª Região Militar/5ª Divisão de Infantaria, teria ainda sua denominação alterada para Hospital Divisionário de Curitiba entre 1930 e 1953. Em 14 de janeiro de 1953, ascendeu à categoria de Hospital Geral na cadeia de evacuação do Serviço de Saúde, passando posteriormente por marcantes reformas, entre as quais se destacaram a de 1956, com a construção do pavilhão principal, e a de 1982, com a construção do edifício de cinco andares onde hoje funcionam o PAMO e os ambulatórios médico e odontológico.



Atualmente, o Hospital Geral de Curitiba está perfeitamente integrado à estrutura do Serviço de Saúde do Exército e alinhado às diretrizes do Departamento-Geral do Pessoal, buscando a racionalização administrativa, objetivando a humanização em atividades e processos, e estabelecendo metas para uma moderna governança, que prima pela redução das deficiências e pela ampliação de potencialidades.

Os recentes investimentos na modernização da infraestrutura têm proporcionado diversas obras e aquisições que já beneficiaram a assistência médico-odontológica e hospitalar dos beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx). E após 132 anos de sua fundação, o HGeC não parou no tempo. Em breve, será feita a inauguração do novo Laboratório (LAPC), entre outros planejamentos estruturais que certamente facilitarão o processo de atendimento em geral, oferecendo ainda mais tranquilidade e conforto aos pacientes.

Avante, HGeC!

Assista ao vídeo:



Textos comemorativos a outros aniversários recentes do HGeC:

129º Aniversário do Hospital Geral de Curitiba

128º Aniversário do Hospital Geral de Curitiba

127º Aniversário do Hospital Geral de Curitiba

Fim do conteúdo da página