Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informações > Dicas para uma boa saúde ocular
Início do conteúdo da página

Dicas para uma boa saúde ocular

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 12h55 | Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 14h46 | Acessos: 103



Dizem que os olhos são o espelho da alma. Certamente o pensador antigo desconhecia toda a complexidade do olho humano, mas já intuía para as grandes atribuições do delicado e importante órgão que nos liga com o mundo exterior, trazendo ao espírito humano as mais belas paisagens que a natureza pode oferecer.

Lesões, infecções, envelhecimento e outras doenças do restante do corpo podem afetar a saúde dos olhos, mas alguns hábitos diários podem ajudar na preservação da saúde ocular, como por exemplo:

1 – Uma boa dieta

Alimentos ricos em Vitamina C e E, ácidos graxos, ômega 3, luteína, zeaxantina e zinco podem ajudar na prevenção da degeneração macular relacionada com a idade (DMRI) e catarata.

2 – Evitar exposição excessiva ao sol
Importante o uso de óculos com proteção ultravioleta em ambientes de grande exposição solar. Sabe-se hoje que pessoas com grande exposição também podem desenvolver catarata mais precocemente, além de aumentar a chance de desenvolver degeneração macular e lesões palpebrais com potencial maligno.

3 – Manter o exame oftalmológico em dia
Pelo menos uma vez ao ano vá ao oftalmologista para o exame oftalmológico completo. Se tiver necessidade de uso de óculos, não deixe de usar para evitar dores de cabeça e cansaço nos olhos. A verificação da pressão intraocular durante as consultas é um passo importante na intenção de identificar possíveis pacientes portadores do glaucoma.

4 – Evite fumar
O uso do tabaco está relacionado com maior incidência de catarata e doenças da superfície ocular.

5 – Não abusar das telas de computador e smartphones
O uso sistemático das modernas tecnologias podem provocar fadiga visual, olhos secos e dores de cabeça. Tente evitar o brilho excessivo das telas e promova intervalos regulares de descanso a cada 10 ou 15 minutos com os olhos relaxados olhando para longe. Piscar várias vezes e uso de lubrificantes oculares também ajudam muito no conforto visual diante das telas.

Por Major Vladimir de Amorim Machado, chefe da oftalmologia do HGeC

registrado em:
Fim do conteúdo da página