Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 27 de Maio - Dia do Serviço de Saúde
Início do conteúdo da página

27 de Maio - Dia do Serviço de Saúde

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 15h31 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 15h31 | Acessos: 600

 

DIA DO SERVIÇO DE SAÚDE

  O Exército Brasileiro comemora, em 27 de maio, o Dia do Serviço de Saúde, reverenciando a memória do seu patrono, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu na atual cidade de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, no ano de 1836. João Severiano da Fonseca foi o sétimo filho de Rosa Maria Paulina da Fonseca e do Tenente-Coronel de Infantaria Manoel Mendes da Fonseca, em uma família em que muitos apresentaram a vocação militar do patriarca e abraçaram a carreira das Armas, determinados a servir à Pátria.

  O irmão, Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, foi o responsável pela Proclamação da República e o primeiro presidente do Brasil. João Severiano foi o único que não seguiu, de imediato, a carreira militar, ingressando na Faculdade de Medicina da Corte em 1853. Ainda como estudante, já evidenciava atributos como altruísmo, amor à profissão e elevado senso humanitário ao prestar socorro à população durante a terrível epidemia de cólera que assolava a cidade do Rio de Janeiro. Ação reconhecida pelo imperador Dom Pedro II, que lhe conferiu a “Comenda da Ordem da Rosa”, no Grau de Cavaleiro. Diplomou-se em 1858 e, quatro anos depois, ingressou no Corpo de Saúde do Exército, no posto de segundo-tenente cirurgião, unindo o homem afeito à medicina, profissão que espelha generosidade e espírito de renúncia, às lides da caserna, decorrente de sua vocação à carreira das Armas. Em 1864, embora doente e ainda em licença para tratamento de saúde, tomou parte, como voluntário, da Campanha do Uruguai, quando seu exemplar desempenho em Salto e em Paissandu marcou um ciclo glorioso de ações que prosseguiram na Guerra da Tríplice Aliança. Naquela oportunidade, vivenciando e sofrendo as dificuldades impostas pelas severas condições climáticas, que variavam do intenso calor no verão às chuvas prolongadas na primavera e ao intenso frio no inverno, prestou notáveis serviços médicos, tratando, inclusive, os acometidos pelas epidemias de varíola e cólera. Recebeu, também, inúmeros elogios pelo zelo com o estado sanitário da tropa e pelo rigor no cumprimento dos deveres de socorro aos doentes e feridos. No posto de tenente-coronel, tornou-se o primeiro diretor do Hospital de Guarnição da Corte, atual Hospital Central do Exército (HCE).

  Promovido ao posto de general de brigada em 1890, exerceu o mais alto cargo do Corpo de Saúde, com o título, à época, de inspetor geral do Serviço de Saúde do Exército, atual Diretoria de Saúde (D Sau). O General João Severiano da Fonseca faleceu em 1897, no Rio de Janeiro, sendo suas qualidades tanto de médico, leal e competente, como as de soldado, bravo e disciplinado, reconhecidas pelo Decreto-lei nº 2.497, de 16 de agosto de 1940, homologado pelo Decreto nº 51.429, de 13 de março de 1962, que ressaltava seu amor à profissão, sua coragem, sua disciplina, sua integridade, seu patriotismo e sua probidade, distinguindo-o como o Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. Médicos, farmacêuticos e dentistas da Força Terrestre, orgulhem-se dos feitos históricos de seus antepassados, representados por seu insigne patrono, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, e prossigam, quer na paz, quer na guerra, dedicando à saúde do militar e à sua família seus conhecimentos, seu desvelo e seus sacrifícios. É uma honra para o Exército Brasileiro tê-los em nossas fileiras!

SAÚDE!! BRASIL!!

registrado em:
Fim do conteúdo da página