Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Militares do Hospital Geral de Curitiba doam sangue no Hemepar
Início do conteúdo da página

Militares do Hospital Geral de Curitiba doam sangue no Hemepar

Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2020, 13h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 17h04 | Acessos: 191


Crédito das fotos: Cb Salla

Alguns militares do Hospital Geral de Curitiba (HGeC), como os soldados Lustosa, Pilati, José e Caio, doaram sangue na manhã desta quarta-feira (22/7) no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Devido à pandemia de Covid-19, os estoques dos bancos de sangue de todo o país estão abaixo do normal. Por isso, o Exército Brasileiro faz campanhas voluntárias mensalmente para ajudar nas doações.

Desde o início da campanha emergencial, pouco mais de 1, 2 mil militares da 5ª Região Militar já doaram sangue nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Cada bolsa de sangue com 450ml pode ajudar a salvar até três vidas.



Campanha nacional

“Ajudar está no nosso sangue” é o lema que estimula e apoia a doação voluntária de sangue e de medula óssea por parte de militares do Exército. A campanha seria iniciada em junho, mês em que se comemora o “Dia Mundial do Doador de Sangue”, porém, devido ao combate à Covid-19, a ação foi antecipada para abril, a fim de abastecer os estoques dos hemocentros. O resultado, até o momento, é o registro de mais de 21 mil doações, o que permitiu socorrer milhares de pacientes. Só no primeiro semestre deste ano, as doações somaram cerca de 10 mil litros de sangue e já beneficiaram quase 100 mil pessoas.

Doar sangue é um processo rápido e seguro. Para participar, é preciso cumprir alguns requisitos simples:

– Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis, e idosos devem ter feito ao menos uma doação antes dos 61 anos);
– Pesar mais de 51 quilos e ter índice de massa corporal maior ou igual a 18,5;
– Não estar utilizando medicamentos;
– Apresentar documento oficial com foto;
– Ter tido ao menos 6 horas de sono na noite anterior à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; e
– Não fumar 2 horas antes da doação.

Com informações da ComSoc da 5ª Região Militar

registrado em:
Fim do conteúdo da página